Trilhas Vocacionais - Marcador Vocacional 2022

Fale Conosco
A simbologia das Trilhas tem sido nossa companheira dinâmica neste ano de 2022, nos ajudando a olhar para nossos processos educacionais com experiências de movimento e aprendizagem permanente. Ao longo do mês de agosto, tradicionalmente conhecido no Brasil como Mês Vocacional, as trilhas nos inspirarão a olhar para a dimensão de vocacionalidade que integra nosso ser e nossa ação.
 
Sabemos que a palavra vocação significa chamado, convocação. Na experiência cristã, à qual estão vinculados os princípios e valores de nossa identidade como escola confessional, a vocação se apresenta como a acolhida do projeto de amor que Deus tem para cada um e cada uma de nós. Na gratuidade Ele nos ama e nos chama por primeiro, e nos convida a, na liberdade, responder a esse chamado. As vocações específicas que a Igreja nos apresenta – vida familiar, vida consagrada, ministério ordenado, vida laical e missionária – são expressões concretas de como essa vocação pode ser assumida. Percebemos, assim, que a descoberta e a vivência da própria vocação é um caminho de significação de nossa existência.
 
Nesse horizonte ampliado, podemos falar de vocação como um caminho permanente de aprendizagem que nos envolve pessoal e coletivamente. Olhando para o compromisso da Formação Integral que marca a Pedagogia Vicentina, pensamos a vocacionalidade como uma das dimensões que compõem identidade aprendente. Inspirados/as por princípios religiosos ou segundo os caminhos da própria consciência, todos/as nós, em nossas buscas existenciais, somos movidos/as a escolhas fundamentais que orientam nosso ser e nosso viver. A escola é um espaço privilegiado para que essas escolhas floresçam e amadureçam. O desenvolvimento cognitivo, socioemocional e relacional dos/as estudantes, o cultivo da espiritualidade e a educação das interioridades expressam o dinamismo vocacional da missão educativa vicentina.
 
As Trilhas Vocacionais são, dessa forma, um convite para olharmos para o nosso cotidiano, na pluralidade de experiências culturais e religiosas presentes no espaço escolar, e celebrarmos nossa vocação a ser gente aprendente, que todos os dias têm a possibilidade de ser melhor e fazer o mundo melhor do lugar onde está. Como estudante, como educador/a, como família, como pessoas que acreditam na educação como uma experiência que nos transforma e, a partir de nós, transforma o mundo ao nosso redor, estamos todos/as engajados/as nessas trilhas que não são solitárias, mas compartilhadas. Como aprendemos de Jesus e como testemunhado por nossos Fundadores, Santa Luísa e São Vicente, assumimos a vocação como uma trilha de amor afetivo e efetivo, que só tem sentido se percorrida juntos/as.
 

Pastoral Escolar Vicentina – Província de Curitiba

Voltar