Comunicado às Famílias Vicentinas

Prezados Pais e Responsáveis,

A Rede Vicentina de Educação compartilha com a sociedade brasileira a preocupação com as recentes ameaças de violência às escolas. Temos consciência de que a segurança de nossos estudantes é primordial para todos nós e que, para mantê-la, precisamos agir de forma conjunta e de mãos dadas.

Por isso, mais do que nunca, precisamos fortalecer a parceria entre a escola e as famílias, a fim de fazermos tudo o que está ao nosso alcance.

Estamos implementando estratégias e fluxos de ação que aumentam a segurança das nossas escolas e, ao mesmo tempo, que garantem a manutenção da rotina escolar.

Nossas equipes estão atuando com a máxima atenção e com todo o empenho para que nossos estudantes possam continuar estudando com tranquilidade e segurança. Estamos restringindo o acesso ao interior das escolas, ampliando os processos de segurança, tomando medidas físicas e administrativas para aumentar a segurança e dar mais tranquilidade a todos. Também estamos em contato permanente com órgãos de segurança do poder público, bem como a Secretaria de Estado da Educação, seguindo suas orientações para agir de forma adequada e assertiva diante desta situação. Estamos também participando de todas as iniciativas das organizações da sociedade civil, como a Associação Nacional de Educação Católica e o Sindicato das Escolas Particulares, para juntar forças neste empenho coletivo em prol da segurança dos nossos estudantes.

Acreditamos que a superação deste contexto de violência passa por uma efetiva promoção da Cultura da Paz, pela qual todos somos responsáveis, família, escola e sociedade atuando juntas.

Algumas orientações importantes aos pais:

• Esteja presente e envolvido ativamente na vida de seus filhos, converse com eles, saiba o que estão fazendo, quem são seus amigos e o que os preocupa.

• É importante que os pais estabeleçam limites e regras claras e consistentes sobre o que é e o que não é permitido em termos de comportamento on-line e off-line dos filhos.

• É de extrema importância estar atentos ao uso que seus filhos fazem das tecnologias, especialmente das redes sociais, jogos on-line e o que assistem, pois sabemos a influência que isso têm sobre nossas crianças e adolescentes.

• Converse com seus filhos sobre os riscos associados a essas exposições e monitore regularmente suas atividades on-line, observando com quem estão conversando e o que estão compartilhando.

• Fique atento aos sinais de alerta dos filhos, como mudanças repentinas de comportamento, isolamento social, alterações nos hábitos alimentares e perda de interesse em atividades que eles antes gostavam.

• Promova um ambiente positivo em casa, com comunicação aberta e apoio emocional. Isso pode ajudar a fortalecer a resiliência de seus filhos e ajudá-los a lidar melhor com os desafios da vida.

• Vistorie e monitore a mochila dos seus filhos antes de entrar na escola, bem como fique atento aos pertences que possuem em casa.
Esperamos que esta situação se resolva, que tudo logo volte à normalidade e que todos possamos continuar seguindo com confiança e tranquilidade em nosso empenho de bem educar nossas crianças, adolescentes e jovens.

Rede Vicentina de Educação.