O III Fórum Nacional de Comunicação e Marketing da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil, a ANEC, foi realizado no Recife – PE, no Colégio e Faculdade Damas da quarta até a sexta-feira (13). Profissionais de várias partes do Brasil participaram do evento, que teve como tema “Ética na Era Digital”.
Promovido pela ANEC, teve como objetivo proporcionar crescimento e desenvolvimento profissional por meio de palestras, oficinas e debates.
CRONOGRAMA
Ao som do frevo, com a orquestra do Centro Social Dom João Costa, que é mantido pelas Religiosas da Instrução Cristã, no Alto José do Pinho, os participantes foram acolhidos na Quadra Tereza Chianca na quarta-feira (11).
A solenidade de abertura foi no Auditório Irmã Miriam Vieira. O primeiro momento foi de espiritualidade, conduzido pelo professor do Damas, Aerton Carvalho. A mesa inicial foi composta pelo Diretor 1º Tesoureiro da ANEC, Pe. Roberto Duarte Rosalino, a Diretora 2º Vice-presidente da ANEC, Ir. Eulália Maria Wanderley de Lima, Diretora do Colégio Damas, Ir. Alcilene Fernandes e a Diretora da Faculdade Damas, Ir. Miriam Vieira.
A PhD em Artes pela USP e Coordenadora do MBA em Marketing da HSM Educação, Martha Gabriel, foi responsável pela primeira palestra, abordando o tema 'Ética na Comunicação'.
O segundo dia, quinta-feira (12), começou com a Santa Missa presidida pelos padres Roberto Duarte Rosalino e Nilvado Luiz Pessinatti. Na sequência, o Assessor Jurídico da Associação das Religiosas da Instrução Cristã e Membro do GT de Assessores da ANEC, Dr. Helder Nascimento, falou sobre Direito Digital. No intervalo, o Grupo de Capoeira Raízes do Brasil fez uma apresentação.
A segunda palestra da manhã foi com a Doutora e mestre em Comunicação Social pelo PPGCOM/UFPE, Izabela Domingues. À tarde, os participantes tiveram Workshops. O dia foi encerrado com a apresentação do Balé Popular do Recife no Teatro Madre Chantal. O último dia do Fórum foi dedicado aos Workshops e ao debate de encerramento.
INCOMAR
Representando o Colégio Vicentino Incomar no evento, Rosalete Gubiani, responsável pelo setor de Marketing e Investimentos, comentou, "Os temas debatidos, como a ética na era digital são de fundamental importância para que a educação possa fazer parte desse novo processo de socialização e conectividade que vivemos e traçar um paralelo de como podemos atuar nas escolas com os temas, uma vez que estamos num processo de transitoriedade, passando da era da informação para a era da inovação", ainda, a importância da troca de experiência neste segmento, bem como desenvolver a comunicação e o marketing nas instituições e com isso, atualizar e alinhar com o que acontece na educação de uma forma geral”.