BerçárioEducação
Integral
extracurriculares

Quem Somos

A Educação Vicentina contempla três aspectos: é Escola, é católica e é vicentina. Em primeiro lugar define-se por aquilo que é e que se propõe a fazer: educar. Nesse âmbito comunica e desenvolve sua função social. Adjetivando essa premissa situa-se a confessionalidade, que lhe é própria e que singulariza a ação educativa empreendida. Comunicado em sua logomarca, o ser vicentino é dar as mãos, estudantes e educadores, comunidade educativa e sociedade, irmanados por um projeto comum que envolve valores, relações e aprendizados. A cor azul Royal simboliza a amplitude da missão da Educação Vicentina, acompanhada pela cor vermelha, símbolo do amor-caridade que move a presença e a ação da Comunidade Educativa Vicentina.

Proposta Pedagógica

Jeito Vicentino de Educar
Ao falarmos em Jeito Vicentino de Educar estamos unindo num só movimento nossa Missão, Visão e Valores, na fidelidade do Carisma Vicentino, na sua vitalidade, atualização, viabilidade e abrangência, assim como nos impactos produzidos nos projetos de vida de cada um dos sujeitos de nossa Comunidade Educativa.
O dinamismo que envolve esta mútua, e necessariamente coerente imbricação entre o pensar e o agir implica diretamente sobre seus sujeitos e protagonistas em relação, educadores e estudantes, mas também sobre as estruturas de suporte e de mediação da Missão, a própria organização e suas lideranças.
Uma gestão integrada e baseada em valores requer uma instituição de suporte que tenha um conjunto estável de crenças que balizem todas as suas ações, lideranças e colaboradores que compartilhem e se comprometem sinergicamente com esta visão.

Níveis de ensino

Os diferentes Níveis de Ensino presentes nas Instituições Educativas Vicentinas buscam promover um processo formativo integral com propostas contextualizadas para cada etapa de desenvolvimento das crianças, adolescentes e jovens presentes em nossas Instituições. Busca proporcionar as condições adequadas para estes possam aprimorar, qualificar e ampliar os conhecimentos e experiências vividas no contexto familiar, social, cultural.

A partir de seus contextos e sujeitos, o projeto educativo interage com o meio visando o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo, social e espiritual dos/as educandos/as. Os referenciais teóricos e metodológicos assumidos nesse processo acompanham as reflexões contemporâneas, a legislação e diretrizes nacionais correspondentes a cada etapa.

Novo Ensino Médio

Construir trilhas é aprender dos caminhos já percorridos e ousar ampliar horizontes e percursos, tendo diante dos olhos a possibilidade de compartilhar aprendizagens significativas e transformadoras. Construir trilhas é assumir-se como sujeito aprendente em todos os momentos da vida, e fazer da escola um centro de irradiação desse aprender.

Pastoral Escolar Vicentina

A Pastoral Escolar Vicentina (PEV) é o setor responsável pelo planejamento, articulação e dinamização da ação evangelizadora tendo como referência o carisma institucional. Tal dimensão é constitutiva do projeto educativo vicentino e tem como horizonte a proclamação do Reino de Deus, revelado por Jesus de Nazaré e intuído a partir da vida e obra dos Fundadores, Luísa de Marillac e Vicente de Paulo.

A PEV tem como missão ser um espaço de cuidado e acompanhamento, educação da fé e serviço evangélico à toda comunidade educativa, em diálogo propositivo com a realidade sociocultural e religiosa da escola. Em sintonia com o Projeto Político Pedagógico, a ação pastoral se dinamiza em nível local e provincial, tendo os/as pastoralistas e a Equipe Provincial para referenciais para o processo de reflexão, operacionalizado em torno de eixos formativos e programas de ação.

Estrutura Física

Confira as fotos e conheça um pouco da estrutura que o Colégio Incomar oferece.

Aprovados - Vestibular

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 2024

Cardápios - Lanchonete

Chácara Incomar

Fundadores

O Carisma Vicentino nasce da fé e do testemunho de um homem e de uma mulher, apaixonados por Deus e pela humanidade, cuja vida e missão significaram para a França do século XVII uma “boa-nova”, sementes do Evangelho que germinaram e produziram abundantes frutos.